MORDOMIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DA LOMBA DO LOUÇÃO
Não se sabe ao certo em que ano teve início o culto ao Divino Espírito Santo na Lomba do Loução, devido à inexistência de fontes historiográficas. É provável que o mesmo remonte aos primeiros séculos de vida desta comunidade.
Até 1993, as lides da mordomia realizava-se na própria casa dos mordomos. A partir do ano seguinte, de 1994, e até à atualidade, estas passaram-se a realizar no Centro Social e Paroquial e Casa das Mordomias da Lomba do Loução, que alberga também a sede da mordomia.
A secular Coroa grande, de prata portuguesa sem marca e com grande valor artístico, constitui a jóia maior da mordomia, sendo que a sua conservação constituiu uma das nossas principais preocupações.
Nos últimos anos os seus mordomos (Kevin Miguel Vieira e seus pais – Isidoro e Graça Vieira) têm conseguido manter essa tradição viva, com certo dinamismo, apesar das vicissitudes sociais e económicas que a todos nós, loucenses, nos afetam.
MORDOMIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DA LOMBA DO ALCAIDE
MORDOMIA DE SÃO JOÃO
As Festas de São João, é uma festa popular céntenaria que é realizada no mês de junho de cada ano.
Estas festas realizam-se nomeadamento no Largo junto á igreja e realizan-se de sexta a segunda sendo o seu ponto forto a parte relegiosa, o desfilo e as atuacões das marchas populares.
As festas de São João é uma festa que tenta manter as tradições desde a tradicional ditribuições das pensões aos jogos tradicionais.
Esta Festas são organizadas por mordomos (Nelson Medeiros e Emanuel Silva), juntamento com um grande grupo de pessoas que ajudam na elaboração da Festa.
O recito da Festa é ornamentado com balões, bandeiras e efeitos elosivos ás festas.
Os serões são animados com grupos musicais e tradicionais.