Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios

A Igreja Paroquial

Uma das atrações da comunidade aqui residente, como em quase todas as comunidades açorianas, é a “casa mãe” – a igreja paroquial.

Esta igreja começou a ser construída depois de 1753, verificando-se que em 28 de agosto de 1765, já estaria concluída, embora com dimensões de ermida.

Por esta ser uma comunidade simples e com dificuldades na data, o cura privado que respondia ás necessidades espirituais daquelas almas, teve de se retirar. Assim, achou-se por melhor agregar a Lomba do Alcaide à do Loução, e suprir as referidas carências. Com o crescente aumento da população que ali se fixava em maior número, a ermida da Senhora dos Remédios torna-se pequena para tanta gente, sendo necessário providenciar um templo maior.

A primeira pedra para a atual igreja foi lançada pelo cura padre Augusto Ferreira, em 1893. Auxiliou-o na construção do templo uma comissão de cavalheiros da localidade, comissão essa que, por sua vez, recebeu auxilio do Estado e do primeiro Marquês da Praia e Monforte. Um vogal dessa comissão, José da Silva Gaspar, percorreu a ilha inteira com a imagem da Senhora dos Remédios ao colo, pedindo esmola, de porta em porta, para a construção deste templo.

Ao longo de todos estes anos a igreja foi sofrendo várias intervenções visando a sua manutenção e qualidade para as celebrações litúrgicas que ali se vivem. Recentemente, no ano de 2002 deu-se a maior das intervenções, dos últimos 30 anos, naquela igreja, cujas obras decorreram por três anos (2002-2005) e foram levadas a cabo pelo pároco de então, Rev. Padre Roberto Jorge Cabral e a sua Comissão para os Assuntos Económicos. A obra de grande envergadura, tocou todos os aspetos considerados necessários e urgentes para a sustentação física do edifício e a condigna celebração dos mistérios da fé.

Recentemente, no ano de 2016, pelo atual pároco desta Comunidade Rev Padre André Jesus de Resendes e da sua Comissão para os Assuntos Económicos, foram feitas obras de requalificação e reconstrução da residência paroquial, que há mais de 40 anos não sofreu nenhuma intervenção e que bem necessitava. Após a referida atuação neste edifício paroquial, a “casa do padre” fica denominada como Residência Paroquial S. José, já que a casa mãe é dedicada à Virgem Maria e a residência ser vizinha desta.

Em junho de 2018, pela mão do mesmo pároco, foram reabilitados e automatizados os três sinos da igreja paroquial, que por questões de segurança e pelo avançar do tempo, se encontravam em avançado estado de degradação e sem condições de uso.


  • Morada:
  • Contacto:

© 2025 Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia